Na Praia da Caiacanga, recanto de águas calmas no bairro do Ribeirão da Ilha, vive a família Alvim, que tem na pesca uma herança familiar presente há gerações.
Tânia, conhecida como Taninha, tem 56 anos e trabalha confeccionando tarrafas. Aprendeu essa atividade com o pai, que por toda vida foi pescador. Entretanto, ela somente observava o que o pai fazia, pois o homem não deixava que a filha, ainda criança, pegasse nas tarrafas. Sua mãe, que era rendeira, foi quem deu à menina Tânia algumas linhas de renda para que ela praticasse a técnica.
Há mais de três décadas Taninha tem essa atividade como sustento: “A minha primeira tarrafa que eu vendi, eu tava grávida do meu guri, e eu tava sentindo as dores do parto. E eu tinha que terminar essa tarrafa, porque eu ia pra maternidade e depois eu não ia conseguir. Eu fiquei até uma hora da manhã e terminei pra entregar pra pessoa que tinha encomendado. Depois que eu terminei fui pra maternidade. Faz 33 anos, a minha primeira tarrafa”, conta.
Ali no rancho da Família Alvim, pescam Tânia e seus familiares Hortência, Betinho e Paulo. O último, que é conhecido como Paulinho, conta que já chegou a deixar a pesca para trabalhar em outros empregos. Entretanto, voltou atrás: “O que eu quero hoje é tá no mar”, garante. O pescador, que aprendeu a atividade com o pai, destaca que para pescar não basta ter embarcação e equipamentos de pesca, mas também é necessário conhecimento sobre o tempo, as marés, a navegação e outros saberes que garantem o sucesso e a segurança na atividade. Além disso, Paulo também realiza a manutenção das embarcações, um saber fazer que tem se mostrado muito importante para a sustentabilidade financeira entre pescadores artesanais.
Já Hortência, além de pescar, também é maricultora, participando desta que é uma das atividades econômicas mais relevantes da região. Carlos Alberto, o Betinho, comercializa os peixes da família na Peixaria do Alvim. Além disso, o nome da família também enfeita a embarcação com a qual as atividades de pesca são realizadas — o bote Vô Alvim.
PREPARO PREFERIDO DA TAINHA
Todo tipo de preparo da tainha.
