A Costa da Lagoa é um território de vasto contexto histórico, tendo diferentes formas de ocupação ao longo dos anos, da atividade agrícola até a atual atividade turística. A comunidade já foi objeto de estudo e virou até filme por suas vocações náuticas. A Costa da Lagoa é acessível apenas por transporte fluvial ou através de trilhas que ligam a localidade a Ratones, Rio Vermelho e ao centro da Lagoa da Conceição.
Para falar da história da pesca na Costa da Lagoa, a equipe do Tainhas ao Vento conversou com Seu Zequinha, presidente da Colônia de Pescadores Z11 e presidente do Conselho Administrativo da Federação da Pesca (CMPA).
Zequinha conta da história do uso rede de malha para pesca embarcada, no que o pescador foi pioneiro na comunidade da Costa da Lagoa. Um feito que tinha, a princípio, o objetivo de possibilitar o cerco da tainha mar adentro. Hoje, é essa técnica que proporciona a extensão do território de pesca a uma milha da costa, alcançando uma área marítima de até 50 metros de profundidade.
Zequinha conta: “Há uns 30 anos atrás começou a entrar muito peixe no sul da barra, muita tainha. Nessa época eu pescava na Barra da Lagoa com uma baleeira, com Andrinos, pai do Edson. Eu e Andrinos resolvemos fazer a primeira rede de malha anilhada para pescar tainha embarcados. Na época não éramos bem vindos próximos da praia com nossa rede. Fizemos um rancho na Ilha do Campeche, e lá matamos muito peixe com Mauri, Vato, Anselmo, Paulo e mais uns camaradas.” Antes desse grupo, Zequinha conta que a prática comum dos pescadores da Costa da Lagoa era o arrasto de praia.
A modernização do processo para pesca em alto mar veio da necessidade de viabilizar a modalidade de emalhe em águas profundas, processo que hoje conta com guinchos hidráulicos para o recolhimento das redes, como relatou o pescador. Sem essa tecnologia, era comum que a tripulação passasse dificuldade para puxar a rede do fundo do mar, em função da pressão causada pelo peso do pescado. A pesca de rede anilhada tem regulamentação e limites próprios, e consiste num método passivo de pesca.
Para exemplificar a diferença da pesca embarcada com rede de emalhe anilhada e a sem anilha, Zequinha relata duas histórias de lanços parecidos, mas em que aquele realizado com rede anilhada possibilitou a finalização do processo de levar o peixe à praia em doze horas a menos do que a do lanço sem anilha, que ainda por cima ocorreu em uma área mais próxima da praia.
Hoje a parelha conta com quatro botes: Don José V, Símbolo da Fé, Dom Nicolas, Sofia Catarina e em torno de vinte camaradas.
PREPARO PREFERIDO DA TAINHA
Frita, assada, de todo o jeito.
