O Pântano do Sul é conhecido como uma das mais tradicionais praias de pesca de Florianópolis. É lá que encontra-se a parelha do Dário.
Dário é um pescador nativo, nascido ali mesmo no Pântano do Sul. Toda sua família é formada por pescadores: seus três irmãos, seu pai Dário Coelho e seu avô Manoel Vicente. A esse último, atribui-se o feito de ter realizado a primeira Festa do Divino Espírito Santo do sul da ilha, festividade que tem papel central na tradição açoriana e, portanto, nas comunidades tradicionais de pesca artesanal de Florianópolis.
A relação com o Divino teria também motivado Seu Manoel a batizar a hoje centenária canoa de figueira com o nome de Espírito Santo. Dário conta que esta é a canoa mais antiga registrada no Brasil, e a primeira a chegar na Praia do Pântano do Sul. Seu avô registrou a embarcação ainda no século 19.
Seguindo a tradição passada de geração para geração, a parelha do Dário participa todos os anos da pesca da tainha, com a tradicional técnica de cerco de arrasto de praia.
PREPARO PREFERIDO DA TAINHA
Todo tipo de preparo da tainha.
