Na praia dos Ingleses, a tradição da pesca atravessa a cultura de gerações e famílias inteiras. Nativo dos Ingleses, Seu Nardo fala dos parentescos que tem na praia, aponta para os barcos e ranchos com orgulho e faz questão de dizer que na outra ponta da praia fica o rancho de seu primo Zeca.
Como muitos na praia dos Ingleses e por toda ilha, pesca desde os 12 anos e ainda jovem foi pescar no Rio Grande do Sul, lá na altura do Chuí. Lá aprendeu a pesca industrial e, nos anos 70, comprou sua própria embarcação desta modalidade. Com esse barco pescou na região de Itajaí, Santos e Rio de Janeiro.
No ano de 1989, de volta a Florianópolis e à pesca artesanal, o pescador adquiriu uma canoa de nove metros de comprimento, feita de figueira goiaba. “Essa canoa tem história. Foi da Praia da Ponta das Canas, fez parte da pescaria na praia do Moçambique e hoje está aqui nos Ingleses. O senhor de quem comprei a canoa, um mestre ancião, diz que hoje ela já deve passar dos cem anos desde sua fabricação”, relata.
No rancho do Nardo sempre tem comida pra todos que trabalham, mas como a Praia dos Ingleses é de fácil acesso e as casas ficam próximas, os camaradas acabam dando preferência a almoçar em suas casas, sobretudo no início da pesca, quando o grupo ainda está pegando ritmo, conta Seu Nardo, que também mora a poucas quadras do mar.
Enquanto com orgulho apresenta as canoas, fala de outros equipamentos de pesca como o jereré, puçá e puxador, instrumentos que auxiliam a puxar o peixe até a praia.
Seu Nardo relembra seus tempos em Santos, quando ensinou os pescadores a usarem o puxador, equipamento amarrado na cintura que gera mais um ponto de tração além dos braços e auxilia a trazer a rede para a praia.
O maior lanço já realizado pela parelha foi de 5 mil tainhas, cercadas pela rede que o próprio pescador confeccionou. Hoje em dia, relata Seu Nardo, faltam remadores e outros profissionais qualificados, o que dificulta a continuidade da pesca. Entretanto, mantém-se esperançoso, e acredita que a escolinha de remo da Praia do Ingleses deve trazer novos talentos.