Nascido no Saco Grande, hoje João Paulo, Nilo pertence a uma família de músicos e aprendeu a tocar violão logo cedo, nos anos 70. A música é um ofício que exerce profissionalmente até hoje junto com a pesca. Foi neste mesmo bairro que, em 1998, fez o registro de pescador e onde também teve seu rancho de pesca incendiado. Mas logo retomou a atividade pesqueira na região norte, onde se mantém até hoje, em Santo Antônio de Lisboa.
O pescador artesanal ou artista pescador Nilêra, traz na sua lembrança a primeira relação com o trabalho nas peixarias. Enquanto aprendia os primeiros acordes e compunha as primeiras músicas, também trabalhava no comércio de pescado junto ao pai. O ofício da pesca também vem de acompanhar seu pai nos passeios de canoa quando ainda criança, onde aprendeu a pescar, se encantar pelo mar e pelas canoas.
Nilêra conta que juntou as suas paixões na vida: a pesca, a música e, desde que fez sua primeira canoa de garapuvu, também é canoeiro de paixão e profissão. O pescador e artista traz na sua história uma relação poética com o mar e com o ser pescador. Sobre sua obra musical, que teve grande reconhecimento com o grupo “Gente da Terra”, o mesmo relata a busca por trazer para a música “algo que tenha cheiro de peixe, com batida de boi de mamão”.
Batizado Nilo Sérgio Conceição, o pescador conta que, desde que teve nas mãos o seu primeiro violão, ainda na adolescência, desandou a cantar e criar poemas musicados que refletem a alma do homem do litoral, aquele que leva a vida de modo criativamente simples.
Assim segue sua carreira musical lado a lado à pesca artesanal, com suas canoas ainda com propulsão a remo e a vela, a Canoa Valente – Pequena e a Canoa Fortaleza (nome da mãe – Terezinha – Dna Leza), navegando pelas águas da Baía Norte, alimentando a cultura da pesca, seus próximos com o pescado e a música regida a remo e canoa de garapuvu.
PREPARO PREFERIDO DA TAINHA
Sandra da Costa Conceição – companheira de Nilêra, pescadora e cantadora também, prefere Tainha frita e as ervas que não podem faltar são: alfavaca, cebolinha e salsa.
