Na Praia dos Ingleses, ao lado do rio Capivari, há cerca de 15 anos se estabeleceu a parelha Meninos do Rio. O patrão, Manoel dos Santos, é nativo dos Ingleses e pesca desde a infância. Seus familiares pescavam no rancho do Canto da Pedra, um dos mais antigos do bairro, que existe até hoje.
Tinha seus 7 anos de idade quando testemunhou o maior lanço de que já ouviu falar, no Canto das Dunas, no qual capturaram mais de 100 mil peixes. Atualmente, junto com os Meninos do Rio, o lanço recorde de 40 mil tainhas aconteceu em 2020 e em parceria com a parelha Duda do Tino.
Seu Manoel, como muitos pescadores ilhéus, passou anos de sua vida trabalhando em outras cidades com a pesca industrial. Aos 14 anos, foi pescar no Rio Grande do Sul e, alguns anos mais tarde, passou outros bons anos trabalhando junto às grandes embarcações em Itajaí.
Hoje, já aposentado, pode dedicar-se exclusivamente à pesca artesanal, juntando-se todos os anos à pesca da tainha ao longo dos meses de maio a julho. Como em muitos outros pontos da ilha, o rancho da parelha Meninos do Rio é montado e desmontado anualmente, cumprindo legislação ambiental.
PREPARO PREFERIDO DA TAINHA
Frita.
