A história do Rancho do Nilson inicia em meados de 1980, quando um grupo de amigos de Jurerê começou a se mobilizar para participar da pesca da tainha. A partir de 1998, a Daniela tornou-se o principal ponto de pesca do grupo. Entretanto, este ponto era logisticamente difícil por sua distância do bairro de origem. Foi em 2009 que o grupo conseguiu mudar sua atividade definitivamente para Jurerê. A partir desse momento, os camaradas passaram a construir seus barracos provisórios todos os anos, com sobra de tábuas descartadas pelas construções, para ficarem abrigados ao longo da pesca da tainha.
Durante a pandemia do COVID-19, no ano de 2021, o Grupo Habitasul — empresa que realizou o projeto arquitetônico e urbanístico de Jurerê Internacional — firmou uma parceria com a Associação de Pescadores de Jurerê tendo como objetivo construir ranchos de pesca permanentes e padronizados para as parelhas de pesca artesanal do bairro. Tal feito foi concretizado no ano de 2023, permanecendo até a presente data.
O Rancho do Nilson, como ficou conhecido, está localizado na orla da praia de Jurerê Internacional, próximo ao beach club Acqua Plage, desde 2009, cujo funcionamento se dá diante da autorização da FLORAM para o período de 01 de maio até 31 de julho de cada ano. Atualmente, a parelha conta com 10 camaradas, os quais chegam para a pesca da tainha diariamente por volta das seis horas da manhã, permanecendo até o entardecer de cada dia. Desde então, o grupo já realizou alguns grandes lanços e segue ano após ano mantendo a tradição da pesca da tainha.
PREPARO PREFERIDO DA TAINHA
Assado, escalada; frita/caldo com ela fresca/ feijão.
