O Rancho do Nilton existe há 15 anos na Praia de Jurerê, em frente ao ponto onde fica o famoso clube P12. A parelha teve ótimo resultado na pesca da tainha dos últimos dois anos (2023 e 2022), tendo capturado no total cerca de 4 e 6 mil, respectivamente, destacando-se entre as praias da região norte da Baía.
Seu Nilton, o dono do rancho, é nativo dos Ingleses e vem de uma família de pescadores. Seu pai, tio e padrinho viviam da pesca e representavam a rede da Praia do Forte, ainda que na prática a pesca ocorresse ali mesmo em Jurerê. Nos tempos remotos dessa geração mais antiga de pescadores, o modo de vida tradicional ainda era bastante preservado, e a subsistência girava em torno da pesca, das roças e de engenhos de farinha.
Sobre a inusitada convivência com o beach club P12, Nilton conta que os pescadores e o clube convivem bem, em uma relação tranquila e harmônica. Por vezes, os trabalhadores do espaço de entretenimento até mesmo ganham peixes de presente. O pescador explica que o espaço pertence ao Clube Doze de Agosto, o tradicional clube de Florianópolis que existe desde a época do Império, cuja sede de Jurerê foi perdendo frequentadores ao longo dos anos e acabou sendo arrendada para o beach club.
E é ali mesmo, ao lado de um dos clubes mais badalados do litoral brasileiro, que Nilton e seus camaradas seguem a tradição da pesca de arrasto de praia, com a canoa de garapuvu Lena do Mar, em homenagem à sua esposa Madalena. Ela mesma, também é pescadora e faz parte da parelha, assim como outras duas mulheres, Vilma e Lili. O patrão Nilton garante que as parceiras de trabalho são muito espertas: elas cozinham, ajudam na pesca, “botam pé no chumbo”, levantam rede, fazem o pano da rede…
PREPARO PREFERIDO DA TAINHA
Todos.
