Há mais de 70 anos atrás, o pescador Nilo Pedro dos Santos e seu irmão Manoel Pedro dos Santos, conhecido como Kidoca, compraram uma canoa chamada “Vamos com Deus I”. Com a aquisição, começaram as atividades de pesca no canto norte da Praia dos Ingleses (também conhecido como Canto das Feiticeiras).
A sociedade entre os irmãos durou aproximadamente 30 anos. Após a morte de Seu Manoel, Seu Nilo comprou a parte herdada pelos sobrinhos, passando a ser o único proprietário do rancho. O tempo passou e a velhice também o alcançou. Seu Nilo sofreu o AVC e não pôde mais pescar, a partir do que passou a ser representado pelo seu filho, que carrega seu nome, Nilo dos Santos Filho, conhecido como Nilinho.
Nilinho é considerado um grande mestre da pesca artesanal, cujos conhecimentos herdou do aprendizado com seu pai. Hoje administra o rancho junto com sua irmã Marlete, também conhecida como Lete.
Seu Nilo faleceu há 7 anos atrás, mas seu nome é lembrado pelos nativos dos Ingleses como um grande mestre do arrasto de praia. Deixou um grande legado e 5 filhos que hoje passam adiante o saber fazer da pesca artesanal. Duas filhas Margarete e Marlene no Rancho da Boca do Rio; seu filho mais velho, Carmo, no Rancho do Carmo; e, claro, o Rancho do Seu Nilo, liderado pelo filho Nilinho e pela filha Marlete.
PREPARO PREFERIDO DA TAINHA
Em posta frita ou assada.
