O Rancho Souza é um exemplo de como a pesca vai muito além da busca pelo pescado. Instalado na Praia dos Ingleses desde o ano de 1996, de propriedade do pescador Márcio, o rancho abriga dois projetos que têm sido destaque na ilha de Florianópolis, a Escola de Remo do Rancho Souza e a Corrida de Canoas.
Naturalmente, como os diversos ranchos de pesca da ilha e do litoral Catarinense, o Rancho Souza é presença confirmada na pesca da tainha nos meses de maio e junho. No mês de setembro, período em que as águas começam a esquentar, faz o arrastão artesanal que vai até dezembro.
O grupo de pescadores, através do professor Marquinhos, é responsável por formar novos remadores desde 2021. O projeto da Escola de Remo tem sido de fundamental importância na renovação das tripulações das embarcações de pesca artesanal do norte da ilha. Na sua sexta turma, a escola já formou mais de cinquenta remeiros que têm atuado em praias diversas como Santinho, Moçambique e na própria Praia dos Ingleses. Com a idade, os pescadores mais antigos acumulam experiência, mas a lida com o mar exige força e agilidade. O novo projeto de ensino vem atraindo as novas gerações para a prática do remo e consequentemente novos adeptos à pesca artesanal.
Como parte da Escola de Remo, o rancho também promove a corrida de canoas, evento que em 2024 teve sua terceira edição e já virou tradição dos mares da ilha. Para participar da corrida a canoa tem que ser de um pau só e a remo de voga, como manda a tradição, com tamanho mínimo de sete metros e meio. A corrida acontece na semana anterior à abertura da pesca da tainha e tem a intenção de fortalecer a cultura da pesca artesanal. O evento premia os vencedores com valores em compras para custear a alimentação durante o período de pesca. Além de fortalecer a pesca, a iniciativa é uma grande confraternização entre os pescadores de diversas praias de Florianópolis.